sábado, 15 de outubro de 2011

Ensinar é a melhor maneira de aprender...

Escrever esse editorial a quatro mãos foi uma tarefa nova em nossas vidas, mas aprove a Deus que assim fosse. A cada momento Deus se revela como um bom professor, aquele que promove e aproveita as situações e circunstâncias para nos ensinar. E acreditem, aprendemos muito com essa vivência.
Há um versículo que marcou nossas vidas e nos impulsiona em nosso chamado: “Os que forem sábios, pois resplandeceram como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas resplandeceram, sempre e eternamente.” Daniel 12:3 Não há nada mais sublime na vida cristã do que observar que as pessoas começam a mudar suas atitudes porque aprenderam que em Deus a nossa vida é mais valiosa do que as apelações efêmeras do mundo. Mais isso só é possível porque algumas pessoas aceitaram o chamado do Mestre Jesus para que ensinassem as Sagradas Escrituras. Chamados para serem professores. Amém!
Hoje é comemorado o Dia do Professor, no Brasil, 15 de outubro, data que foi instituída e consagrada pelo Imperador do Brasil Pedro I em 1827 a uma “santa” (na verdade a educadora Teresa de Ávila). Foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Nos demais países, essa homenagem é feita em datas diferenciadas da nossa, mas sempre os professores são lembrados pela sua importância no processo educacional.
Quantas lembranças que temos das nossas professoras que nos ensinaram a ler e que nos ensinaram a registrar as primeiras palavras! Quantas lembranças dos professores que acreditaram que tínhamos potencial e investiram seu precioso tempo para nos ensinar! Quantas lembranças das professoras da Escola Dominical que nos ensinaram a louvar e contaram as mais belas histórias bíblicas! Quantas saudades de todos que nos ensinaram a sermos pessoas melhores de acordo com os princípios bíblicos! A todos professores o nosso mais sincero reconhecimento.
Essa saudade, essas lembranças nos leva a pensar que o ato de ensinar sempre deveria ser considerado como uma vocação, um ministério. O professor é um mediador entre o objetivo do ensino: o conhecimento e os que desejam aprender: os alunos. Para que isso aconteça o bom professor além de transmitir conceitos, deve ensinar pelo exemplo, deve ensinar pela conduta e deve ensinar pela prática de vida.
“Ensinar outra pessoa com amor e dedicação é a melhor maneira de aprender.” Tyron Edwards
Muitas pessoas pensam equivocadamente que o professor sempre é aquele que sabe tudo, ou aquele que sabe mais sempre... Descobrimos e aprendemos durante nossos anos de ensino, seja enquanto Ministros do Evangelho ou como profissionais do ensino, que muitas vezes o professor sabe mais porque ao preparar a sua aula, ele estuda mais um pouco, ele ora mais um pouco, ele dedica-se mais um pouco, ele sacrifica o seu tempo de descanso mais um pouco para que seus alunos aprendam muito mais, para que orem mais, para que cresça muito mais do que eles.
Que nossos professores sejam modelos daquilo que ensinam, que nossos professores possam iluminar nossas mentes com Verdade, que nossos professores possam nutrir nossas almas com os princípios bíblicos, que nossos professor possam manejar bem a Palavra, que nossos professores sejam amados e honrados pelos seus alunos, que nossos professores reconheçam o papel fundamental no crescimento espiritual da nossa igreja, que nossos professores continuem acreditando que vale a pena ensinar, que nossos professores sejam mais parecidos com o Mestre Jesus e que nossos professores entendam que ensinar é a melhor maneira de aprender!
Prs. Isaltino e Ana Dácia Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário