terça-feira, 15 de junho de 2010

UMA ESCOLA PARA TODA VIDA

UMA ESCOLA PARA TODA VIDA
Ana Dácia Luna


Poderia começar esse artigo inaugural fazendo o resgate histórico do surgimento da Escola Bíblica Dominical(EBD) ou fazendo uma carinhosa exortação para os irmãos comparecerem à EBD, ou até mesmo informando as turmas que dispomos na IABV para vocês, irmão e irmã; mas o faremos em breve. Aproveitaremos essa ocasião para compartilhar da surpresa que tivemos há cinco anos atrás buscando informações sobre grandes avivalistas.

Às vezes contemplamos a beleza e magnitude de uma construção, mas poucas são às vezes que nos preocupamos em analisar com quais materiais os alicerces foram feitos e quanto tempo foi preciso para serem consolidados. Isso ocorre quando somos envolvidos apenas com o resultado, com o efeito.

Isso aconteceu comigo quando foi pesquisar sobre a vida de um grande avivalista chamado Dwight L. Moody, ou apenas Moody. Aprendi com meu esposo, Pr. Isaltino Luna, que avivalista é alguém que experienciou e promoveu ou promove o avivamento. Curiosamente descobri que os dicionaristas estão analisando como conceituar ou definir esse termo.

Em uma viagem à Inglaterra, Moody se fez conhecido como grande evangelista, a ponto de haver sido chamado de maior evangelista do Século XIX. Sua pregação teve um impacto tão grande que foi comparada de John Wesley e George Whitefield dentro da Grã-Bretanha, Escócia e Irlanda. Em várias ocasiões encheu estádios com capacidade entre 2 mil e 4 mil pessoas; em uma outra reunião no Jardim do Palácio Botânico se juntaram entre 15.000 e 30.000 seguidores; não devemos esquecer que estamos nos referindo a aproximadamente 200 anos atrás. Em 1874 e 1845 ele continuou, com sua equipe, atraindo multidões em todas as reuniões; não havia os recursos e estruturas que temos hoje em dia temos promover reuniões de tal grandeza.

Voltando para o EUA, as multidões de 12.000 a 20.000 eram tão comuns como na Inglaterra. Mostrou-se muito ativo em campanhas evangelísticas nos EUA e no Canadá. Estabeleceu o Instituto Bíblico de Chicago e mais tarde foi chamado de Instituto Biblico Moody, que tem servido de grande força aos evangélicos e tem preparado pregadores, missionários e líderes que têm trabalhado em todos os continentes do mundo.

A pregação de Moody era caracterizada por aqueles que o ouviam, como direta, franca, sem enfeites, não-gramatical, sempre simples, mas enormemente sincera e convincente. Ele era um homem simples e honesto em relação ao dinheiro, como em tudo o mais. Aproximando sua morte, ele era relativamente pobre, declarou então: “minha esposa e meus filhos simplesmente terão que confiar no mesmo Deus em que tenho confiado”.

Mas como essa confiança começou? Qual a origem dessa fé inabalável demonstrada por Moody, filho de um alcoólatra, que morreu quando ele tinha apenas quatro anos, caçula da família?

Depois de algum tempo da morte de seu pai ele mudou-se para Boston em busca de trabalho. Trabalhou em uma sapataria e uma das exigências de seu tio, que trabalhava com ele, era que frequentasse uma igreja. Ele começou a frequentar, mas não estabeleceu um relacionamento pessoal com Deus. Certo dia, um professor da Escola Dominical falou-lhe sobre o quanto Deus o amava. Moody converteu-se e sua conversão iniciou sua carreira como evangelista.

Em seguida foi morar em Chicago e deixou seu trabalhado na sapataria para se dedicar em tempo integral ao trabalhado da Escola Dominical para crianças, que chegou a ser a maior escola da época com mais de 1000 crianças, além de seus pais frequentando semanalmente. Trabalhou tão arduamente que no decorrer de um ano a frequência média em sua escola era de 650 pessoas, enquanto 60 voluntários de várias igrejas trabalhavam como professores(entenderemos como era a EBD nessa época nas próximas edições). A escola chegou a ser tão conhecida que até o recém eleito presidente Lincoln visitou e falou em uma da reuniões.

Um simples professor da Escola Dominical foi usado por Deus para que aquela criança órfã e pobre fosse levantada como um avivalista e um dos evangelistas mais conhecidos no Século XIX; que viajou pelo mundo inteiro e priorizou o ensino, principalmente para crianças, contando frequentemente histórias que ilustravam o amor de Deus com perfeição e criatividade.

A Escola Dominical que Moody frequentou mudou a sua vida, que mudou a vida de milhares de pessoas, que muda até hoje a vida de muitas outras e, que se você permitir, mudará a sua também . É realmente uma escola para toda vida!





Recife, 03 de junho de 2010.



Fonte:
. MOODY, D. L., Histórias de Moody para crianças/ D.L. Moody; tradução Marieunice de Almeida;
ilustração Dawidson França. - São Paulo: Editora Vida, 2005.
. http://.wikipedia.org/wiki/Dwight_L._Moody